NOTÍCIAS
GALERIAS
MURAL DE RECADOS
PARCEIROS
ANUNCIE NO SITE
BANDAS E DJ's
RÁDIOS
Cadastre-se e fique por
dentro das novidades.
Nome:
Email:
Cadastrar
Descadastrar
 
Buscar:
01/09/2014
|
Saiba os cuidados necessários ao postar conteúdos com opiniões políticas nas redes sociais


Em período eleitoral, as redes sociais se transformam em campo de batalha e debate partidário. Embora haja uma sensação de liberdade, especialistas ressaltam que os usuários devem ficar atentos às consequências de algumas postagens e comentários, que podem inclusive influenciar os resultados das eleições.

Celso Figueiredo, doutor em Comunicação e Semiótica e professor de mídias sociais da Universidade Presbiteriana Mackenzie, diz que as redes sociais proporcionam a sensação de proteção de quem interage pelo fato de não se relacionar fisicamente.

– Essa sensação de liberdade absoluta faz com que muita gente poste coisas que jamais diria. As redes sociais se tornam um veículo de fluxo das emoções, então o debate ocorre com um viés de de paixão, não é assentado no racional.

Internet é uma vitrine permanente

Por mais que a sensação seja de que a internet é um ambiente intangível por ser virtual e que a pessoa associe isso a algo que se perde, é o oposto que ocorre:

– Uma vez postada, aquela mensagem pode sempre ser localizada e retomada, gerando mal-estar. Minha dica é sempre respirar antes de apertar o botão do enter.

Como manifestações virtuais influenciam

A LikeTell, empresa de inteligência em mídias sociais de Florianópolis, realizou o monitoramento das redes sociais de quatro candidatos ao governo de Santa Catarina. Paulo Bauer (PSDB) lidera a lista de pessoas que estão falando sobre os temas publicados. Claudio Vignatti (PT) lidera o número de postagens. Já Raimundo Colombo (PSD), apesar de ser o terceiro que mais publica, tem mais curtidores e maior média por postagem de comentários, compartilhamentos e curtidas.

Especialistas também garantem que as redes sociais podem influenciar nos votos e até nos resultados das eleições. Para o doutor em Comunicação e Semiótica, Celso Figueiredo, as redes sociais são importantes para a construção de opinião do eleitorado e os usuários que replicam informações de candidatos, por exemplo, auxiliam nesse processo.

Para André Lemos, doutor em Sociologia da Universidade Federal da Bahia, até a falta de neutralidade do sistema pode influenciar os resultados de uma eleição:

– O Facebook pode dirigir o interesse de um grande número de pessoas para um assunto e influenciar uma votação sobre determinado tema. Isso pode ser usado para mudar o resultado de uma eleição, já que o algoritmo não é neutro – acrescenta.

Candidatos desconhecem os potenciais da internet

Raquel Comin, diretora da LikeTell, empresa de inteligência em mídias sociais de Florianópolis, acredita que as redes ainda não recebem a atenção merecida durante as eleições. Para ela, os candidatos costumam dedicar-se ao horário político e às campanhas físicas, esquecendo os eleitores do meio digital.

– A estratégia deveria incentivar o engajamento. Existem várias formas de fazer isso, mas candidatos insistem em usar postagens no estilo propaganda de imagem.

Impacto das redes

Como o Facebook impacta ao disseminar mensagens políticas:

O especialista

- André Lemos, doutor em sociologia da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, ressalta que os algoritmos do próprio sistema não são neutros, pois a rede monitora o que você curte e depois indica assuntos relacionados ao seu gosto

- Então, um dos atributos mais importantes ao usar o Facebook é ter consciência: o que se curte é um disparador do que veremos, ou seja, uma espécie de curadoria sobre o que aparecerá depois

O facebook

- Procurado pelo DC, a assessoria do Facebook se pronunciou, em nota, justificando que a rede age sobre conteúdo denunciado e que esteja em desacordo com suas políticas e termos - Remover conteúdo, eleitoral ou não, depende de ordem judicial - A empresa diz estar preparada 24h para atender à Justiça Eleitoral e analisar conteúdos denunciados por meio do site. Para entender políticas e termos acesse: facebook.com/communitystandards
Fonte: Diário Catarinense
VEJA TAMBÉM
24/04/2024 - Anac investiga mulher que fez ‘chuva de dinheiro’ em praia de Balneário Camboriú
24/04/2024 - Brusque vence o Mirassol em sua estreia na Série B do Brasileiro
24/04/2024 - Balneário Camboriú ganhará Túnel de Vento que simula queda livre a 300 km/h
24/04/2024 - Prefeitura de Concórdia estuda possibilidade de utilizar o Sesi para os JASC
24/04/2024 - Feira Bem Casados acontece em junho em Chapecó agora em novo local..
23/04/2024 - Alargamento da praia em Itapema já promove valorização podendo tornar a cidade líder nacional
 
© - Ideia Good - Soluções para Internet